terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Ouça o que eu digo : TONI PLATÃO

Adoro Toni Platão,
mais ainda o Tony Platão.

Comparar Toni Platão e Cássia Eller é tão lugar-comum quanto relacionar Djavan e Jorge Vercilo. As semelhanças existem, até mesmo fisicamente. Sou fã de ambos, mas acho que a comparação não se sustenta. Toni Platão canta como um lamento, com a tristeza de um "Bluesman". Tem um ar mais contido, e denso. Interpreta canções "pop" com um acento dançante, "black". Cássia é, sobretudo, uma roqueira de atitude, com voz forte, visceral. Surpreendentes, tanto Cássia quanto Platão percorrreram um caminho longo e lento até o sucesso popular.

Acabei de comprar o "Toni Platão/ Negro Amor". O CD é uma aposta no potencial de Toni Platão tornar-se um ídolo romãntico, com a regrvação de um sucesso de Márcio Greik,
"Impossível Acreditar que Perdi Você". Uma bonita versão, valorizada por seu timbre personalíssimo. Mas é uma concessão ao gosto popular, que não tem muito a ver com seu estilo, que adoro. Gostava da canção antes e gosto mais agora, nada contra. Mas pareçe que, depois da Adriana Calcanhoto descobrir o caminho das pedras e vender um milhão de cópias com "Devolva-me", todo mundo tem de fazer uma versão acústica de um sucesso radiofônico. Muito melhor é a versão da canção do Antonio Marcos, gravada pelo Roberto carlos nos anos 70, "Eu Não vou mais deixar você tão só". Emocionante, poderia estourar nas rádios.
O melhor do CD, entretanto é uma antiga canção do Jards Macalé. "Movimento dos Barcos", tem uma letra maravilhosa e Toni Platão canta como antigamente, tem na voz a mistura terna de alegria e tristeza dos discos anteriores, que se perdeu nesse de agora. Também temos o antigo Tony (com "y") em "Em Segredo". São as duas melhores faixas do CD. Já valem o investimento, garantem que vou tocá-lo muito. Também "Negro Amor" ficou bonita, mas sentí falta da versão de Gal, com toda aquela raiva sofrida na voz.

Tem deslizes também, mas que não comprometem:"Loiras Geladas" ficou estranha, irreconhecível. E mais uma ou duas canções com as quais não me acostumei ainda.
Aguardo, ansioso pelo próximo!

3 comentários:

July Flu disse...

Pô, eu gostei do CD Negro Amor. E achei bem melhor que o Calígula, por exemplo.
Ao contrário do que está escrito aqui no blog, eu adorei "Loiras Geladas" na versão dele! É uma das que mais gosto no CD e ele costuma acabar os shows com ela. Até arrepia.

Gosto não se discute, né?! Eu prefiro esse novo CD aos anteriores.

ROMERO VELOSO disse...

Acho que "Loiras Geladas" deve funcionar melhor ao vivo. Gosto muito da sacada inteligente de colocar "Hit the Road Jack" no final.
Você teve a impressão que eu não gostei? Fiquei satisfeitíssimo! Mas somente acho que Toni Platão está menos vibrante, falta personalidade ao disco. Tem muitos momentos maravilhosos, que inclusive não comentei como "Mammy Blues", que tem tudo a ver com o Toni que eu admiro.
Obrigado por seu comentário gentil. Volte sempre!

July Flu disse...

Realmente, essa música é diferente no show. Inclusive tem no Youtube, procura lá (se já não tiver visto). Mas, vc passou a impressão de que não gostou...
Achei interessante sua crítica e comentei com o Toni. O único porblema que eu achei aqui no blog, foi que só podem comentar cadastrados. Mas eu estendo o porquê.
Achei esse blog pq postaram na comunidade do Toni no Orkut. Se puder, apareça e comente lá.
Agradeço a vc pela resposta!
July