sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

ABOBRINHAS: Revistas irresistíveis, manchetes espetaculares


Manchete do ano:" Upa,upa! "

A Editora Abril decidiu que eu sou um assinante potencial de suas revistas. Só pode ser ! Não há outra explicação para as ofertas generosas de exemplares gratuitos. A Abril está certa. Revista é algo iresistível para mim. Tenho comichão se vejo alguém com uma revista nova nas mãos, fico suando frio, aflito para dar uma espiada. Por isso aceito de bom grado todas as revistas que a Abril me ofereçe. Qualquer que seja, sem preconceito.
Agora estou recebendo "Caras", "Revista da Semana" e "Contigo". Todas um primor de qualidade editorial, cada uma a seu modo.
A "Revista da Semana", a mais recente da Abril, é uma espécie de prima da "Veja". Sendo mais barata e menor em tamanho, destina-se a uma leitura rápida, nas filas de banco, salas de espera ou viagens curtas.
A aparência de uma página de portal da internert reforça a sensação de leveza do conteúdo, embora tenha informações consistentes. Pudera, suas informações são sempre baseadas em algo que já saiu em outro veículo de informação. Desde o portal G1 ou Abril.com, até o tradicional "Libération". torna-se assim uma espécie de miscelânia dos fatos mais comentados e importantes do momento. Não é leitura obrigatória para quem tem acesso a outras revistas semanais, mas vale uma espiada.
A "Caras" e "Contigo " disputam a mesma faixa de público, mas tem diferenças. Pequenas, vale ressaltar.
"Caras " é ,sobretudo, a revistas dos famosos, e nem tanto. Celebridades do momento, estrelas decadentes e astros obscuros dividem espaço com talentos verdadeiros.

Tenho amigas que gostam de folhear a revista para "ver os modelos", como se a costureira da esquina pudesse reproduzir a contento o Dolce e Gabana ou o Chanel que a atriz usou na entrega do Oscar. É uma revista que serve exatamente para isso: ver as fotografias, ver gente feliz e bem sucedida, ou fingindo ser. Aliás, em "Caras " e "Contigo", todos parecem possuir a receita da Felicidade.
O mais divertido e interessante, tanto em "Caras" quanto em "Contigo" é o estilo das manchetes e chamadas. Por exemplo: " Gisele Itié: sonho com cinco filhos" . Logo adiante, afirma - sem qualquer pudor - que ela "não tem pressa para realizar o sonho" e sequer tem um pretendente! Ou esta outra:" Malu Mader tiete: com Tony ela vê filme da sobrinha". Ou ainda, " Luiza Brunet: linda, leve e solteira."
A "Contigo", revista que tem um foco em astros e acontecimentos da TV, dá menos espaço a quem não é de fato famoso, tem um texto leve como o da "Caras", mas mais consistente.Tem mais "informação", texto mais apurado. Ainda assim, suas manchetes são irresistíveis. Na última edição temos " Fernanda Lima: estou louca para ter desejos" e "Vanessa Giácomo: já sou uma mãe coruja". Temos a impressão que todas as celebridades resolveram engravidar, ao mesmo tempo. Mas o destaque entre as manchetes é a de um artigo em que Julia Roberts brinca com a filha: " Júlia Roberts: upa, upa ! ". Precisa comentar?

Nenhum comentário: