terça-feira, 11 de dezembro de 2007

ESCREVER PARA QUÊ?


Escrever para quê?
Se o que tenho para dizer são meias palavras, imprecisas ?
Se minha sinceridade só vai até certo ponto?
Escrever para quê?
Melhor arrumar a bagunça do quarto.
Se tudo quando me julgo original é apenas o que li em outro lugar ?
Até meu RG é uma xerox plastificada.
Se me envergonho no dia seguinte, como um porre e a ressaca ?
Se quem ler vai detestar e vou ter de concordar ?
Oferecer a outra face é para quem tem estômago.
Se não vou mostrar nem mesmo aos amigos ?
Não dá pra confiar em mais ninguém.
Escrever para quê?
Se tem o Pessoa, Whitman, Drummond ?
Escrever pra quê?
Tenho sono e faz frio, mas sinto calor, acho que vai chover...

Se escrevo apesar de tudo, é para quê, me digam ?
Como é tão inútil, mas eu tenho.
Escrevo porque "sim " e "não",
Escrevo, pois não me contenho
Poesia é pão:
Escrevo pra não morrer de inanição.

Poesia envolve o corpo
numa banheira de flores e champanhe,
mas, veja, tem uma lagarta-de-fogo na ponta da língua.
E o que queima na boca do estômago não é a fome.
Escrever é estar muito só.
De escrever, morre-se à míngua.

Nenhum comentário: